E quando as crianças começam a ler por Patrícia Taranto
É fato que a alfabetização é o
resultado do envolvimento das crianças em atividades de leitura mediadas por
outro alfabetizado. As interações sociais ensinam as crianças as funções da leitura
e suas convenções na sociedade, e elas também associam a leitura ao
divertimento e à satisfação, desenvolvendo o desejo de se alfabetizar. Holdway
afirma, desde 1979, que o modo pelo qual os adultos são induzidos pelo afeto e
pelo senso comum a intervirem no desenvolvimento de seus filhos demonstra
empregar os princípios mais sólidos do ensino.Proporcionando modelo imitativo
os pais induzem a criança aproximando a
da competência. As primeiras tentativas da criança são de fazer algo similar
àquilo que ela quer imitar. Essa atividade é então modelada ou refinada por
recompensas imediatas, um sorriso, a satisfação, o reconhecimento de palavras
comuns. Assim também ocorre na escola, onde a aprendizagem é estimulada por
intervenções pedagógicas de alta qualidade.
As crianças adquirem habilidade
para leitura como resultado de suas experiências. Em um ambiente propício elas
descobrem o objetivo, a organização e as funções do texto. Assim logo começam a
reconhecer símbolos e associá-los a
palavras ( Kinder ovo, Nestlé, Mundial Mc Donald’s).
As crianças adquirem habilidades
de leitura quando veem um objetivo e uma necessidade para a aquisição deste
processo. Precisam saber que a leitura, a escrita e a fala são úteis e intencionais,
por isso é necessário um ambiente estimulador, ou seja, fazer com que ela
perceba que existe um mundo de imagens representadas por palavras (cardápios,
bilhetes da escola, livros infantis, rótulos de alimentos que gostem).
O hábito dos pais de ler para
seus filhos tem um papel importante na aquisição da leitura. Ler promove suas
habilidades de alfabetização, o interesse nos livros e na leitura. A criança
que está ciente dos elementos estruturais de uma história pode prever o que vai
acontecer em uma história desconhecida e assim se tornar participante desse
processo de leitura.
Depois da leitura requisite que a
criança mostre no texto palavras comuns para ela, como o nome de um personagem
que seja igual ao de um colega (4-6anos), reconheça vogais no texto (4-5 anos).
Reconheça palavras comuns (5-7anos). Peça que leia frases curtas (6-7anos).
Desenvolva habilidades de leitura em seu filho dentro de um ambiente
estimulador em que ele se sinta seguro, brinque com a leitura dentro de seus
conhecimentos, assim essa atividade será prazerosa para ambos. Disponibilize
tempo, ao menos 2 vezes por semana leia com seu filho, será prazeroso para
ambos.
Minha filha está na fase de querer conhecer as letras e juntas os sons para formar palavras. Muito lindo!
ResponderExcluirAqui ainda não chegamos nessa fase, mas já vou deixar anotado essas idades e oq solicitar! abç
ResponderExcluirAqui também ainda não chegamos nessa fase, mas vale muito conhecer essaa dicas para usar com os nossos ou repassá-las. Bjs
ResponderExcluirOi Melissa, essa fase do aprender a ler é linda. É um enorme passo de independência para a criança e é muito recompensador acompanhar esse processo. Ótimas dicas para ajudarmos nesse apoio.
ResponderExcluirbeijos
Chris