Os contos de fadas e as crianças
Sempre falo aqui sobre a importância de se contar histórias para as crianças e incentivar a literatura desde bebê!
Quando estava grávida da Bia, comprei aquela coleção Disquinho, cds com quase todos os clássicos da Literatura Infantil! Livros eu já tinha aos montes, afinal casa com professora tem uma biblioteca bem variada...
Enfim, Bia nasceu e eu costumava sentar ao lado do bercinho dela e contar histórias. Ela podia nem entender o que eu estava falando, mas gostava de me ver ali, com um livro na mão! O Cd com as histórias vivia tocando no aparelho de som, ela vibrava, batia palminhas e cantava junto: "Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou!!"
Aos 2 anos se encantou com a história da Branca de Neve, amava ver o DVD e sentia medo, muito medo da Bruxa. Ela chorava, mas quando eu ia desligar, ela não deixava!! Sabe, parecia que gostava de sentir aquele medo, era um medo gostoso, igual quando a gente vai numa montanha russa que você morre de medo mas quer sentir a sensação do frio na barriga mil vezes!! E ela assistia ao filme, mil vezes, chorava mil vezes falando "-A "buxa" mamãe!!!".
Como educadora sempre soube do poder que os contos de fadas tem com as crianças, não é a toa que vem passando de geração em geração!!
Os Contos de fadas fazem com que as crianças se identifiquem com alguns aspectos da história, de forma consciente ou até mesmo inconsciente. Seus medos, suas angústias e outras emoções.
Segundo Corso(2006), os contos de fadas são de extrema importância para o desenvolvimento infantil, pois seus enredos ajudam as crianças a compreenderem, elaborarem e simbolizarem o mundo. Estes elementos auxiliam na compreensão destes medos e na preparação para o entendimento dos conflitos no mundo dos adultos.
Nas palavras de Freud, encontramos a importância da atividade lúdica para um bom
desenvolvimento psíquico infantil, sendo os contos de fada uma forma de brincar
verbalmente, que assim como o brincar com bonecas e brinquedos, trazem em suas
práticas os assuntos que não são obtidos por outros meios, que não sejam o da
fantasia e da imaginação.
As crianças vibram e torcem para um final feliz!! Fomos assistir ao filme Cinderela e quando o sapatinho entra no pé dela, as crianças batem palmas e comemoram!!Torcem pelo final feliz!! No Contos, encontramos os personagens malvados, que comem vovozinhas(Chapeuzinho Vermelho), que destroem casas (Os três porquinhos), que criam crianças em gaiolas para engordá-las(João e Maria), madrastas que fazem de tudo para acabar com a vida de suas enteadas, e por aí vai!! Se pararmos apara analisar cada conto, encontraremos a pior parte que cada ser humano pode carregar em sua vida!
Para que tiver interesse em se aprofundar mais sobre o assunto, indico o livro "A psicanálise dos contos de fadas" de Bruno Betelheim.
Vocês sabiam que a história do Patinho Feio é praticamente uma autobiografia do Hans Christian Andersen? Que o que o Patinho passou, a exclusão e o preconceito sofrido fez parte da vida dele! Quantas crianças podem se identificar com essa história? Quantas crianças já passaram por isso?
E ouvir essas histórias faz mal para a criança? Claro que não gente!! Faz refletir, faz enxergar um mundo além da visão cor de rosa de que todo mundo tem, que a vida não é um mar de rosas...e não é mesmo!!
E seu filho, tem alguma história preferida? Você costuma contar histórias para ele?
Realmente introduzir a leitura nas nossas crianças aumenta o vocabulário delas, elas ficam mais comunicativas, espertas e inteligentes. De vez em quando leio para meu bebê. Mas ele adora pocoyo. hehehehehe Beijos! www.rubiasolbakken.com
ResponderExcluirComo eu ouvi a história do Patinho feio
ResponderExcluire sempre tomei uma lição dele
que vale a pena conta sim para nossos filhos
bjs
Oi Melissa, eu adoro os contos de fadas e também sempre soube da importância deles para ensinar a lidar com sentimentos de forma lúdica, estimular a criatividade, o gosto pela leitura e até o convívio familiar quando a gente conta as histórias para os filhos.
ResponderExcluirEu adoro O Patinho Feio. Os meu preferidos eram Soldadinho de Chumbo e Mogli. A Ana Luiza também gostava muito de Mogli e a Sofia gostava de vários.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com
Sempre li para as meninas desde a barriga e elas amam ler, a Júlia amava a Branca de Neve e a Sofia ama a Cinderela acho muito importante incentivar o gosto pela leitura desde pequenos.
ResponderExcluirEu gostava muito do Patinho Feio acho que me identificava muito com ele quando criança.
Bjs
Gosto muito de contar histórias para as meninas
ResponderExcluireu já fazia ainda na gravidez
depois que a Gabi nasceu ainda leio mais
não o tanto que queria
Linda Noite!!
beijokas da Nanda
Mamãe de Duas
A leitura deve ser incentivada sempre...mesmo depois de grandinhos!
ResponderExcluirEu por exemplo tenho a miro dificuldade em ler...e quando eu era pequena eu lembro que eu gostava...devorava livros e gibis...Depois acho que meus pais foram esquecendo de comprar mais livros e fui perdendo o hábito. Por isso não pare nunca de incentivá-la. Parabéns!!
Sou bastante a favor do incentivo a leitura e de contar historias para as crianças, aqui costumo pegar o livro pra ler pra Jullia e ela adora! :)
ResponderExcluirAdoro ler historinhas para o meu filho desde que ele era bem pequenininho, dormia contando histórias e ele gosta de ver vídeos tb! muito bom! bjo
ResponderExcluirAqui em casa o Gui não tem uma preferida, adora todas, sempre estamos lendo
ResponderExcluirBjs Mi Gobbato
http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/
Minhas filhas adoram histórias e as mais velhas já escolhem o que querem ler. Mas a caçula não dorme sem ouvir os três porquinhos!!
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirE como são importantes, né?!
Entrar no mundo da fantasia desenvolve a imaginação e a magia que possui em cada história.
Bjs, Pri
Mãe Sem Frescura
www.maesemfrescura.net
Incentivar a leitura é super importante. Aqui o Isaac adora, e os contos de fadas sempre é uma ótima pedida. Nunca contei o do Patinho Feio, vou procurar para comprar. Bjs
ResponderExcluirVivi e Isaac
Excelente texto Melissa!
ResponderExcluirEmbora muitas pessoas não entendam o sentido dos contos de fadas, é realmente muito importante termos essas histórias como forma de entender o certo e errado/bem e mal.
Minha história favorita de conto de fadas é Bela Adormecida e minha filha ama Peter Pan!
Beijos,
Te espero no blog Mamãe de Salto
Adoro contar histórias para o Rafa e notei que com isso ele tem demonstrado grande interesse pelos livros
ResponderExcluirbjcas
http://www.estou-crescendo.com/