#FICASAMANTHA
Uma história chamou a minha atenção neste final de ano, um apelo de uma família para que uma criança de apenas 6 anos não fosse separada de sua mãe!! Acompanhei a fanpage #FICAAMANTHA por uns dias e resolvi me envolver e entender o que estava acontecendo!
A história é a seguinte:
"Um casal de brasileiros vai morar nos EUA e tem uma filha por la. Casal - Flavia Harpaz e Mauricio Levy Sadicoff. Quando a criança tinha menos de um ano, os pais se separam/divórcio de forma conflituosa.
Desesperada, a mãe ganha na justiça americana o direito de vir ao Brasil por 16 dias. Vem com a filha para o Brasil e decide recomeçar a vida por aqui.
Cria, então, a menina ao lado dos próprios pais e também dos avós paternos, todos moradores do Rio de Janeiro. A criança convive e interage com ambas as famílias, no Brasil (convívio esse que contem vídeos e fotos, todos postados na página do Facebook).
A mãe tenta, em vão, vários acordos com o pai.
Inúmeros emails foram enviados pela mãe convidando e pedindo ao pai que viesse ver a filha, no Rio de Janeiro.
Ele nunca quis viajar ao Brasil para ver a menina em CINCO anos!
Mas entrou com uma ação na corte de Haia em 2010, alegando o sequestro de uma estadunidense (ainda que seja filha de brasileiros, o fato de ter nascido lá faz de Samantha uma Norte-Americana.)
O processo, iniciado pelo pai, acabou parando no STJ e a mãe PERDEU ha 1 mês atrás.
Resultado: uma brasileirinha de seis anos, que nunca viu o pai será DEPORTADA aos Estados Unidos.
E para piorar, a mãe - que foi acusada de sequestrar a filha americana - está proibida de voltar ao país ou vai presa por ordem do pai da criança.
Não tive como não sofrer ao imaginar o dilema desta mãe e o sofrimento da Samantha!!
Quem sou para julgar, só quem está passando por isso sabe quais atitudes tomar. Se ela foi errada ou não, a criança não pode ser punida por isso!! Só quem está vivendo uma situação dessa sabe o que fazer...E nós, mães, corremos o mundo se for preciso, para que nada de ruim aconteça com nossos filhos!
Imagine passar o resto da vida longe da mãe com quem conviveu por 6 anos, longe dos avós e ir parar num país estranho, com uma pessoa estranha!! A criança, nesta idade, já entende tudo, como explicar que ela terá que se separar da mãe? Como explicar que ela irá morar com um estranho?
Não consigo entender!!! Mãe é mãe...ninguém substitui a sua presença!!
Não consigo entender!!! Mãe é mãe...ninguém substitui a sua presença!!
A justiça deve rever essa sentença na qual a criança será a maior prejudicada!! Ela deve ser ouvida, a sua vontade deve prevalecer!!
Imagino o sofrimento da mãe, desse ser uma dor fora de sério...
ResponderExcluirMas logo no começo da história, existe uma lacuna. A mãe tinha o direito de vir ao Brasil por 16 dias e não voltou mais para os Estados Unidos.
Como vc mesma comentou, houve uma separação entre o casal e a mãe veio passear no Brasil com a filha... Se ela não voltou mais aos Estados Unidos, a lei entende que foi sequestro, principalmente se tratando de um pai que ficou no pais sem a filha e estava separado ou em separação com a esposa.... Essa história é complicada, porque entendo que a mãe se sentiu mais segura no pais de origem, junto a família dela, porém o pai também tem direitos e isso deveria ter sido conversado e acertado lá nos Estados Unidos, antes da mãe e da filha vir ao Brasil....
Aqui no Brasil as leis são diferentes de outros países... La fora, a coisa acontece de verdade... Não dá para brincar com a lei, em outros países....
Fico imensamente sentida pela dor dessa mãe, nunca gostaria de estar na pele dela e entendo a atitude dela, porque uma mãe faz qualquer coisa por um filho... Mas se tratando de leis, direitos e leis que vigoram de verdade em outros países, o assunto é mais embaixo, e não tem moleza, não... Espero do fundo do meu coração, que essa história tenha um desenrolar positivo, que essa mãe consiga ver e ter a filha de volta, mesmo que para isso, a vontade da filha seja considerada pela lei, enfim, espero que tudo termine bem, porque querendo ou não, o pai também tem direitos aos filhos.... História muito complicada, mas que a verdade aparece, seja esclarecida e ambos para cuidar e amar essa criança.
Bjs
Ju
Vamos nos unir e ajudar, para que a Samantha não seja tirada da família. Não culpo a mãe dela por não querer voltar aos EUA, somente quem já conviveu com uma pessoa violenta sabe o que é isso!!!
ResponderExcluirMuito complicada essa situação, imagino como essa mãe deve estar vivendo uma situação muito difícil, temos que apoiar mesmo! bjo
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa
ResponderExcluirestive lendo sobre
que triste essa história
e o sofrimento dessa mãe
mais creio que tudo vai dar
certo
Lindo Dia
beijokas da Nanda
Mamãe de Duas
Google+Nanda
Meu Deus... não tem como não se comover!!
ResponderExcluirComo mãe nos colocamos no lugar uma das outras...
E com certeza ficar com a Mãe é o melhor pra ela... #ficasamantha!
bjs
Tenho acompanhado a movimentação e o caso, principalmente pelo IG que foi criado em prol à causa!
ResponderExcluirhttp://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/
Tbm abracei a causa e estou divulgando. Espero que tudo se resolva muito rápido!
ResponderExcluirbjcas
www.estou-crescendo.com
É um tema muito complicado. Na verdade nunca saberemos o que de fato aconteceu!!! Meus votos que tudo termine bem. Principalmente para a criança!!!
ResponderExcluirComplicado né... Apoio a campanha!
ResponderExcluirbjs,
Um absurdo isso... Apoio a campanha!
ResponderExcluirbjs,
OI Melissa, eu imagino o que essa mãe está sofrendo. Essa questão de lei de países diferentes é muito complicada mesmo. E imagino o que essa criança vai sentir também. Muito legal a sua divulgação.
ResponderExcluirbeijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com
Melissa, vi a história dela em outro blog e como eu já disse. Vamos compartilhar para a Samantha ficar.
ResponderExcluirImagino como o coração da mãe está nesse momento
Beijos