Sobre o uso de ipads e outros eletrônicos...
Hoje estava lendo este post aqui e lembrei de quando também não achava legal o "Papai Noel" trazer eletrônicos!
Bia já tem 9 anos, faz uso da tecnologia em diferentes meios, mas nunca permitimos que ela pedisse algum ao Papai Noel, sempre falei que o bom velhinho não "trabalhava " com eletrônicos e assim fomos levando!
Aos 5/6 anos ela queria um DS (leia mais em Enfim o tal DS) e eu falei que ela ganharia só quando soubesse ler...acho que é o mínimo a ser exigido para que a criança entre neste mundo viciante dos eletrônicos.
O ipad ou tablet esse eu nunca dei...não concordo que a criança deva ter o seu, pelo menos não nessa idade. Ela quando quer, usa o meu e assim vamos dividindo. Ela tem uma pasta com os jogos dela e eu acompanho de perto (apesar de não entender quase nada de Minecraft). Outro dia criamos um canal no youtube, ela faz os vídeos mas não posta nada sem me mostrar antes!
O celular ela ganhou porque tínhamos um sobrando em casa, presente de aniversário de 9 anos, seu uso é restrito ao watts app, instagram(sob supervisão) e ligações telefônicas quando estamos longe! E o telefone quase não sai de casa!
Claro que hoje em dia é impossível manter nossas criança alienadas, o mundo é tecnológico, não dá para fugir disso. Acredito que tudo que é usado na medida certa não atrapalha!! Não dá para ser radical e proibir o acesso, vai chegando uma idade que aquela criança que não conhece "tal jogo" se ente um ET em sala de aula e com as amigas. Não estou dizendo que a criança tem que ter, tem que jogar só porque o outro tem...não é isso, apenas uma forma de integração do grupo! Imagina que chato, todos as amigas contando, conversando sobre o "Minecraft" e sua filha só ouvindo! Temos que ser reais, e criança é criança!!
"Vale lembrar da recomendação da Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Canadense de Pediatria que crianças de 0 a 2 anos não devem ter nenhuma exposição à tecnologia, crianças de 3 a 5 anos devem ser limitadas à uma hora de exposição por dia e crianças e adolescentes de 6 a 18 anos devem ser restritas a duas horas por dia (AAP 2001/13, CPS 2010). Crianças e jovens usam de quatro a cinco vezes a quantidade de tecnologia recomendada, provocando consequências graves e, em muitos casos, colocando suas vidas em risco (Fundação Kaiser 2010, Active Healthy Kids Canada 2012)."
Tudo é questão de controle e limites, quem nos segue aqui sabe como Bia também brinca de tudo um pouco, assiste TV, ouve música (muita música...), joga Club Penguim e minecraft, mas sem exageros!! Tem ficado mais tempo nos jogos essa última semana, pois tem que ir ao trabalho comigo e para passar o tempo me esperando ela fica jogando!
Outro dia ela e uma amiga estavam brincando de casinha via facetime, cada uma com sua "filha", fazendo compras e conversando virtualmente!! Esse ano, o bom velhinho, já sabendo que a nossa princesa cresceu, liberou um eletrônico, mas junto com ele virão as regras!!Tudo que é combinado dá certo!!
E você, o que acha?
Qual o limite?
Deixe seu comentário aqui!!
Equilíbrio é sempre bom, assim como dar limites. A minha, de 5 anos, também brinca com o tablet. Baixo joguinhos próprios para a [matur]idade dela e testo tudo antes dela usar para conferir se não tem nenhum pegadinha no meio do caminho. O tablet é da família e não a deixo usar todo dia. De jeito nenhum! e procuro sempre que possível acompanha-la quando estiver brincando com o tablet, assim como deixa-lo desconectado da internet para evitar problemas.
ResponderExcluirÉ... são outros tempos, né!
ResponderExcluirProibir não resolve nada mesmo, afinal o mundo está todo digitalizado. É complicado pra nós, que crescemos brincando com outras crianças, dividindo brinquedo, essas coisas.
E parece que eles já nascem sabendo acessar tudo... kkkkkkkkk!
Como vc disse, o equilíbrio e limite são os melhores aliados.
Bjns
:)
Olha eu nem sei o que dizer. A Lara tem iPad desde que nasceu. Ela adora mas temos que controlar o uso, caso contrario não desliga. Acho que criança tem mesmo é que brincar de subir na arvore, de bicicleta!
ResponderExcluirhttp://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/
Como tudo na vida necessita limites e regras.
ResponderExcluirE pelo que você nos passa aqui a Bia é tranquila para segui-las.
Então parece que não haverá problemas.
Bjinhos.
www.prosaamiga.com.br
O Rafa é apaixonado por eletrônicos, as vezes penso em dar um tablet para ele.Mas por enquanto vamos emprestando já que ele usa só para brincar com o gato Tom
ResponderExcluirbjcas
www.estou-crescendo.com
Eu acho que criança pode usar com moderação bjo
ResponderExcluirA minha pequena tem 3 anos e ja é apaixonada , tudo tem limite .
ResponderExcluirNos devemos usar com moderação.
Beijos
GEri Ferreira
www.encantodemeninablog.com