Aprendendo a perder
Copa do Mundo acabou para nós,brasileiros,mas com ela veio uma lição para ensinarmos aos nossos filhos!
Quantas crianças vestindo a camisa,vibrando a cada gol e torcendo pela seleção e no final tudo foi por água abaixo,perdemos e de goleada!!
Se nós adultos ficamos arrasados,imagine as crianças!
Por aqui, foi tranquilo,Bia curtiu a Copa, mas não tinha essa fixação,acho que estava mais preocupada com o resultado por conta do bolão. Ela já está numa idade que entende que quando entramos num jogo, alguém ganha e alguém perde!
Quantas crianças vestindo a camisa,vibrando a cada gol e torcendo pela seleção e no final tudo foi por água abaixo,perdemos e de goleada!!
Se nós adultos ficamos arrasados,imagine as crianças!
Por aqui, foi tranquilo,Bia curtiu a Copa, mas não tinha essa fixação,acho que estava mais preocupada com o resultado por conta do bolão. Ela já está numa idade que entende que quando entramos num jogo, alguém ganha e alguém perde!
As crianças menores têm mais dificuldade em perder, tanto que evitamos jogos competitivos nessa idade, preferimos jogos cooperativos!A partir dos 4/5 anos ele já está pronto para enfrentar a decepção ao perder numa brincadeira ou num jogo.
Quando a Bia era pequena(2/3 anos), confesso que deixava ela ganhar algumas vezes no jogo e mostrava para ela que eu não estava triste em perder e assim já ia preparando-a para aceitar a derrota. Com uns 4 anos já jogávamos de igual para igual e olha que várias vezes ela ganhava de mim, principalmente no jogo da memória!
Voltando a falar sobre Alemanha e Brasil, um jogo que vai ficar na história, aquela tristeza e frustração, mas vamos aproveitar essa derrota e ensinar para as crianças que perdemos, mas que isso fez parte de um jogo, que o adversário jogou muito bem e nós não!
Algumas crianças choraram, imagens mostraram no Mineirão, adultos e crianças inconformadas, desesperadas. Aproveite para conversar com seu filho, explique que os jogadores sabiam que isso poderia acontecer, que a gente chora mesmo, e que essa é uma forma de expressar a nossa tristeza e decepção, mas isso passa!!
Vamos correr atrás do terceiro lugar neste sábado e se não der, não deu!!
Boa sorte Brasil!
E fica registrado aqui algumas pérolas da Bia nessa Copa:
1- "Davi Luís foi tão bonzinho com o James!"
2-"Não sei pra que existe narrador no jogo,a gente tá vendo tudo!"
3- "Não consigo entender esse juiz, dá cartão pro Thiago Silva e nem liga pro jogador que machucou o Neymar!"
4- "Felipão tá mantendo segredo sobre quem vai jogar!"
5- "Agora tô torcendo pra Argentina perder,porque acho que vai ser um jogo difícil para o Brasil!"
É duro ver crianças chorando com a derrota do Brasil, ainda bem que Lohany não entende ainda! Concordo com você ´sempre importante ensina-los que perder também faz parte!!
ResponderExcluirAdorei o post!
Beijos!!
Muito bom o poster, realmente temos que ensinar e aprender a perder.
ResponderExcluirbjos
http://dinhacoimbr.blogspot.com.br
Belo post amiga ... por aqui a Luma não entende ainda ... mas ficou triste em ouvir: O Brasil perdeu filha ... e aí ela disse mas mamãe fez gol olha ... quando vê outros jogos e tal ... Sei que ainda não é hora de explicar .. mas é necessário ela saber essas coisas ... estou começando a falar agora quando ela brinca de joguinhos com o papai .. vovôs etc ... e as vezes perde .. fica triste, com raiva e emburrada ... tem que saber que as vezes tb perdemos .. mas sabemos estaremos aprendendo e crescendo ... bjsssssssss
ResponderExcluirRoberta Aquino
Diário de uma Princesa
Adorei o post!! Mesmos frustados temos que ensinar que a vida é assim as vezes ganhamos outras perdemos!!
ResponderExcluirBeijos
Que bom que a Bia já entende
ResponderExcluiresse jogo nem gosto de falar rss
Bjus
http://segredosdaluma.blogspot.com.br/
Pois é assim, nem sempre vamos ganhar! e desde pequeno ensinando a eles será bem mais facil la na frente, até pra eles saberem lidar com as frustamentos pelo meio do caminha que enfrentaram
ResponderExcluirBjinhos
mamaenathan.blogspot.com
Verdade a atitude do Davi Luís foi exemplar, adorei sua postagem.
ResponderExcluirbjcas
http://estou-crescendo.blogspot.com.br/
Amiga bem delicado essa questão as crianças pequenas não entendem mesmo... Joseph tb nao ligou pra copa, ficava conosco, mas não era eufórico, mas fico pensando nos maiorzinhos... mas tudo na vida ag ente aprende, bjs
ResponderExcluiré amiga um jogo que vai ficar na história por muito tempo mesmo
ResponderExcluirmais aprendendo a perder
pena que nossas crianças não viu dessa vez
a vitória do Brasil
•*¸.•*´¨).•*¨) Linda Madrugada
beijokas
(¸.•´(¸.•´*(.¸. •*●•*•❥Nanda
Mamãe de Duas
Com certeza, tudo tem um ensinamento.Adoro as pérolas deles, são as mais engraçadas e fofas.
ResponderExcluirEsperta esta Bia. Bjs
Vivi e Isaac