Hiperativo, agitado ou mal educado?

Escuto muitas mamães falando: "- Nossa,meu filho é hiperativo, não para um minuto!" ou professor reclamando: -"Tal aluno é agitado demais, não se concentra por mais de 20 minutos!".
A criança nos primeiros anos de vida tem um mundo para ser descoberto e é incapaz de permanecer muito tempo em uma única atividade e isso não é problema nenhum. De acordo com o amadurecimento do sistema nervoso central, aos poucos a criança consegue melhorar sua capacidade de concentração e conseguir se dedicar a tarefas mais longas, isso acontece lá pelos 5-6 anos de idade e como todo processo de desenvolvimento, cada criança tem o seu ritmo!
Nem toda criança agitada e impulsiva é hiperativa. Infelizmente está havendo uma banalização da hiperatividade. O professor se depara com um aluno mais rebelde ou até mesmo desinteressado e já dá o diagnóstico! As famílias já correm para um médico e solicitam medicação para "acalmar" a criança.
Também está havendo uma confusão muito grande entre ser hiperativo e ser mal-educado. Muitos pais preferem fugir das regras e limites e simplesmente rotular como hiperativo!
Muito cuidado, segundo o psiquiatra Francisco Batista Assumpção, a hiperatividade tem causas biológicas e se relacionam com disfunções na área pré-frontal do cérebro(responsável por algumas atividades intelectuais) e a distúrbios na produção e recepção da dopamina, um neurotransmissor estimulante do sistema nervoso.
Fica a dica!
Estamos no facebook também! Vem curtir a nossa página: Pérolas da Bia e mais histórias de mãe!
Poxa, adorei. Sou estudante de psicologia e sei o quanto alguns pais e infelizmente alguns profissionais da área estão banalizando a hiperatividade e simplesmente intupindo crianças com remédios quando elas se apresentam agitadas "demais" para o gosto dos pais, quando na verdade elas estão sendo apenas crianças!
ResponderExcluirParabéns pelo post!
Beijos
verdade amiga existe diferença sim
ResponderExcluire muitos pais estão muito relapso a educar seus filhos vejo cada situação
que me deixa nervosa
Nanda
beijokas
Linda tarde
Sendo a mãe da Isa e da Gabi
Google+Nanda
Realmente existe grande diferença entre a criança ser hiperativa, agitada e mal-educada.
ResponderExcluirOs pais devem observar melhor seus filhos e verificar se o problema dele não está vindo de dentro de casa da forma como está sendo educado e não entupir de remédios. Adorei a postagem. Beijos
www.prioridadedemae.com
Minha irmã tbm achava que eu sobrinho era hiperativo, mas ele é só uma criança com mta energia para gastar!
ResponderExcluirbjcas
http://estou-crescendo.blogspot.com.br/
[
Agora fiquei na duvida se a minha é imperativa ou mal educada. vishi e agora.
ResponderExcluirBjus
Encanto de Menina
http://geriencantodemenina.blogspot.com.br/
Por isso que eu não gosto de rotulos e nem (pre) conceitos.
ResponderExcluirHoje em dia tudo é voltado para algum transtorno, principalmente na fase escolar.
Aqui em casa a Dri é super agitada, já cogitei a hipótese de ela ser uma criança hiperativa
ResponderExcluirmas com o crescimento dela, vejo que estava enganada e é somente uma fase.
Adorei o post!
Bjos enormes
http://amaedadrii.blogspot.com.br/
uma coisa é fato o importante é separar as coisas.
ResponderExcluirpercebo assim mesmo existe uma confusão danada a respeito desse assunto que acabou virando moda e rotulando tudo como hiperatividade.
temos que ficar atentos e impor limites sempre.
bju
Que belo post amiga .. bom pra gente mãe tb as vezes não ficar rotulando outras crianças a toa etc... bom mesmo saber mais .. obrigada! Bjs
ResponderExcluirRoberta & Luma
Diário de uma Princesa
OI Melissa, realmente esses três conceitos estão sendo muito confundidos e o pior é quando se usa medicação desnecessária na criança.
ResponderExcluirbeijos
Chris
Inventando com a Mamãe