Primeiro livro lido!

Já comentei por aqui que Bia estava começando a ler! Fico muito feliz pois sei que é uma conquista dela, eu como professora prezo muito a construção do conhecimento pela criança e por mais que todo mundo fale que por ser filha de professora ela deve ser muito estimulada, repito aqui que nunca quis que minha filha pulasse etapas e nunca fiquei em casa ensinando letras e palavrinhas para ela...aproveitamos muito nosso tempo com brincadeiras e muitas risadas!
Com todo trabalho feito na escola,a leitura diária , o contato constante com textos diversos fizeram com que ela se interessasse cada vez mais pela leitura. Por onde passamos ela quer ler o que está escrito...e isso é muito gostoso!


Ontem antes de dormir,ela pegou um livrinho "Tuca,vovó e Guto" de Mary e Eliardo França e começou a ler sem ajuda!Teve alguns tropeços quando encontrava palavras com dígrafos( o que é normal),mas fiquei boba de ver como ela consegui ler o "s" e o "r" final: doceS e aRmaR sem eu nunca ter ensinado na sala de aula!!

E isso só me fez confirmar que a criança aprende mesmo quando se tem contato com leituras diárias e não precisa aprender só por etapas, como se faz em escolas tradicionais (primeiro vogais, depois o ba be bi bo bu para só depois aprender outras sílabas)... As crianças de hoje merecem muito mais que "A vovó viu a uva" ou "O boi baba"!

E só para lembrar: Faltam 10 dias para minha princesa completar 6 anos!!

Comentários

  1. Melissa, fico muito contente e animada por vocês, pois a descoberta da leitura por si mesma é algo lindo e único na vida de uma criança. É bom ter quem leia pra gente, a hora do chamego e a interpretação da mãe nas leituras diárias, mas nada se compara ao fascínio e autonomia de uma pequena (o) ser capaz de abrir um livro e se aventurar sozinha (o) pelo texto. Das coisas mais preciosas da vida. Parabéns e boa sorte para a pequena nas muitas leituras que virão :)

    ResponderExcluir
  2. Mel,
    este momento em que eles desvendam as letras (lembra-se de O menino que aprendeu a ver, de Ruth Rocha?) é encantador, mágico, sem igual né? Para nós alguns livros de Mary e Eliardo França tb foram parte desde começo, em especial o fofo Dia e noite!
    "De dia eu posso brincar, mas de noite eu posso sonhar"
    E eu não faço ideia do quanto esta emoção se multiplica quando a mãe é tb educadora! Lindo!

    ResponderExcluir
  3. Melissa, que alegria! Por aqui eu tive mtas dificuldades com a Sofia, com essa fase do ba be bi bo bu bão... isso me irrita pq ela precisa ler textos no Para Casa q não tem coisas q ela aprendeu, mas daí eu, no meu jeitinho de mãe, vou tentando ensinar. Ainda assim tem mtas sílabas q ela esquece e agora ela tá entendendo o 'n' entre consoantes, por exemplo. Mas sim, é uma vitória pra gente ver q eles estão conseguindo! Parabéns!
    (PS: por aqui o ensino é tão tradicional q tem a ficha q ela copiava TODOS OS DIAS, no início do ano, com o alfabeto inteiro + BH, dia, mês e ano, nome da escola, da professora e dela. Eu achava a maior ignorância, pq qndo perguntava se ela sabia o q estava escrevendo, a resposta ÓBVIA era "Não". Hj ela já consegue ler...)
    BGeijos

    ResponderExcluir
  4. Melissa, li a notícia no Pequenos Leitores, demorei mas cheguei para dar os parabéns. Cada etapa dos nossos pequenos é um prazer a vivenciar . Que lindeza!

    ResponderExcluir
  5. Oi Melissa, que momento emocionante e ótimo pra recordar. As minhas meninas leram muitos livros dessa coleção, mas o primeiro livro foi o Mico Maneco.
    Beijos
    Chris
    Http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tá nosangue e qdo tem que ser é.
    Parabéns Bia e continue assim.
    Bjus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio "Leia para uma criança!"

Nas ondas da maternidade

Mamãe indica #2 Pastilhas Valda