Expectativa...melhor não tê-la

Sabe aquele texto que serve de reflexão para todos nós, pais? Então, hoje no "Comigo foi assim" a nossa colaboradora Sabrina Machado fala sobre as expectativas que criamos em relação aos nossos filhos e as comparações que temos que ouvir por aí...Vem ler!!  
 
 
 
"Já faz um tempo que quero falar sobre expectativa por aqui e estava criando coragem, afinal, esse assunto é muito delicado e muitas vezes a gente nem percebe que está fazendo.

Desde que o Vicente nasceu uma das coisas que mais me incomodavam e ainda incomodam são as comparações. Não sei porque, nem por onde, as pessoas criam essas expectativas nas crianças, parece que vivemos em uma constante competição, onde o que anda primeiro, fala primeiro, escreve primeiro vai ser melhor em tudo na vida.

E analisando essa obsessão, e estou falando de um problema que é meu também, comecei a perceber que na verdade a competição não é das crianças, elas não se importam com os resultados, mas muitas vezes se veem "obrigadas" a entrar nesse jogo, um jogo que na verdade não tem vencedores.

Vou contar um momento pelo qual nós passamos que para mim foi um grande aprendizado. Vicente foi para a natação aos 6 meses. No começo ele não gostava muito, depois ele começou a se divertir demais! Nosso menino fez 3 anos em outubro e ainda estava na turma dos bebês e não queria mudar para a outra turma. Como ele nadava com o pai, eu sentia que ele não queria perder esse momento juntinho! Bem, eis que começamos a sentir um desconforto na natação, muitas crianças, quase sempre menores do que ele, foram mudando de turma e eu que ficava só olhando no vidro, do lado de fora da piscina, comecei a ficar incomodada, por que todo dia de natação aparecia uma mãe, um pai, vó, vô, etc, perguntando: "-Vicente não vai mudar de turma? Precisa ver isso, ele vai cansar.... Blá blá blá blá... Com o meu eu fiz assim, com meu neto foi de tal jeito..."

No fundo eu estava um pouco decepcionada também e talvez por isso me incomodava tanto, até que depois de conversar com meu marido, nós chegamos à conclusão que a expectativa de que Vicente seria um grande campeão de natação com 3 anos era nossa!Para o nosso menino, o gostoso era curtir esse momento com o paizão bagunceiro que ele tanto ama.
 
Depois dessa conversa parece que saiu um peso das nossas costas, e foi assim, durante os 2 meses que continuamos na natação, todo mundo que falava alguma coisa, escutava a seguinte resposta: "ele está muito feliz, quando estiver preparado ele vai mudar, nós vamos saber, vai ser do jeito dele, no tempo dele, sem forçar nada".
 
Acabamos tirando-o da natação e agora ele está nadando com o papai na piscina do prédio, e posso dizer, ele está muito feliz com as conquistas, já mergulha, já bate muito bem as perninhas, consegue pular (mil vezes), já solta as mãos e vai de um braço a outro, coisa mais linda!

E assim ele vai evoluindo do jeito mais fofo do mundo e o melhor, confiante de que ele tem uma mãe e um pai que sabem que melhor do criar expectativa é criar uma criança com muito, muito amor e compreensão. 
 

Bem, Comigo foi assim, mais que uma descoberta, uma aula sobre deixar acontecer, que vamos levar para sempre, para a vida. "
 
 

Comentários

  1. Bem legal o texto sobre as expectativas dos pais x a realidade.
    Com relação as pessoas falarem vc disse bem, não estava confortável com a situação por isso te incomodou né?
    Eu acho que ele vai aprender muito mais coisas só com o pai afinal a aula é particular e divertida. bj

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, eu sofro um pouco com isso porque a Luiza tem só 2 anos e eu ainda não a coloquei na escolinha, volta e meia alguém pergunta quando ela vai e eu falo com 3 anos, até pessoas da família falam que eu ja devia colocar. Por mais trabalho e cansativo que seja quero aproveitar mais esse ano com ela e ano que vem se Deus quiser ela vai..rs Bjos

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente comparações existem, as pessoas parecem que fazem questão
    de faze-las eu nunca gostei, e concordo com você, as crianças não ligam
    mais são incentivadas a isso.
    Melhor que uma escola de natação rs né.Parabéns
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei o tema amiga. Quanto mais expectativa maior a frustração. Tudo tem o seu tempo não é?

    O pior não é a nossa expectativa mas a cobrança da sociedade. Uma "meleca"!

    Estou com você!

    Beijos

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  5. Também não gosto de comparações, mas elas sempre vão existir, Infelizmente!
    Tem pessoas que falam até achando que vão ajudar, outras falam pra querer competir mesmo. No final é tudo muito chato mesmo e só atrapalha!
    Que bom que vocês tomaram um caminho que foi o melhor pra todos e agora ele está indo muito bem! É como você falou, o legal é ele se divertir com o pai dele. Isso ficará pra sempre em suas lembranças.
    Beijinhos!
    https://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. As crianças são diferentes uma das outras e cada uma tem o seu tempo.
    Então devemos observar e deixá-los livres em qual momento eles estão.
    E as pessoas sempre vão falar e comparar é inevitável. Cada a nós sabermos o que é melhor naquela situação.
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto ... Infelizmente muitas pessoas parecem que tem essa necessidade de fazer comparação...
    Que delicia essas aulas particulares com certeza e se diverte muito mais com esse "paifessor" né

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio "Leia para uma criança!"

Nas ondas da maternidade

Mamãe indica #2 Pastilhas Valda