Aprendendo com a tecnologia

 



Quando eu tomei a decisão de mudar a Bia de colégio(contei aqui), um ponto que pesou muito para a minha escolha foi se a escola usava a informática como aliada na educação. Eu acredito que as crianças atuais precisam ver que a escola e a realidade andam juntas, e qual a realidade atual? Tecnologia, claro!
Bia (como toda criança atualmente) gosta e se envolve com a tecnologia. Começou com o computador, depois veio o DS (leia aqui), o ipad (que é meu, mas deixo ela usar), o celular(ganhou aos 9 anos) e agora o Xbox. Claro que tudo usado dentro de um limite.
A escola para ser interessante precisa  abraçar essa tecnologia, usá-la para que as aulas chamem mais atenção, estar conectada ao mundo. Na escola da Bia eles têm aula de informática e robótica, o celular e o ipad são permitidos e existem regras para o uso. Bia sabe que durante a aula não pode fica no celular, sabe que no recreio ela deve aproveitar para brincar e acaba usando o celular na hora da saída, quando a professora permite.  
Tem alguns jogos como o "Minecraft" (um game de construção de blocos, tipo lego virtual, que permite ao jogador montar praticamente qualquer objeto, de pequenas casas a grandes castelos), que são excelentes para desenvolverem o raciocínio e a inteligência, as crianças aprendem noções de geometria, matemática e física. Bia adora esse jogo, consegue criar casas incríveis, coisas que eu não sei fazer.
Na aula de robótica, as crianças aprendem a construir vários objetos com Lego, alguns até com uma programação, tipo robô, com motor e tudo mais. Semana passada Bia participou de um torneio de robótica na escola e foi matéria no G1.
No texto explica que "o objetivo da atividade é completar, de forma prática, os estudos que os alunos tiveram em sala de aula. Os orientadores promoveram o evento para desenvolver as habilidades e os conhecimentos em robótica de forma atraente e divertida. 
A iniciativa também pretendia consolidar o espírito de equipe, a solidariedade e a união entre os envolvidos no torneio. Os alunos que não participaram como equipe de construção das montagens puderam organizar outras etapas do torneio." 
 
E a Bia fez questão de explicar como se joga o Minecraft, neste rápido tutorial, escrito por ela:

"Eu recomendo Minecraft um jogo que fazemos as casas e podemos jogar no creative (nós podemos voar destruir e colocar blocos) E temos o survival(precisamos sobreviver e procurar peças e se alimentar e temos que lutar com monstros) resumindo:O objetivo desse jogo é aprender a criar as coisas e usar a sua criatividade para fazer coisas de outro mundo,e quem jà conhce eu vou dar umas dicas. Quem quiser colocar um espaço sem árvore e sem nada é só apertar no advanced e colocar flat,no advanced também tem a seed você pode colocar o nome da seed de piqueno é com i mesmo se colocar piqueno vai aparecer uma vila e se colocar vila vai aparecer uma ilha,Para quem não conhece é simples você vai se acostumar a se movimentar,isso é a coisa mais dificil para todos é se movimentar você pode ir no ajustes e aumentar as setas e também para quem usa a mão diferente é só colocar do outro lado no ajustes pode colocar no lado esquerdo e no lado direito."

Obrigada pelo carinho de todos!
Mell

Comentários

  1. Eu também acho que não podemos fugir ou fingir que a internet, a informática é atual e por isso precisa fazer parte da educação e do curriculum escolar das crianças.

    Que querida Bia fazendo "resenha", agora fiquei interessada em jogar Mineracraft ...

    beijos, :-* Má
    Te espero no blog Mamãe de Salto

    ResponderExcluir
  2. É amiga se todas as escolas fossem pelo mesmo caminho estaria perfeito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio "Leia para uma criança!"

Nas ondas da maternidade

Mamãe indica #2 Pastilhas Valda