Adaptação na nova escola



Sempre falei aqui sobre a adaptação quando as crianças são pequenininhas, a primeira vez na escola e as angústias da mãe de primeira viagem.
Logo quando postei sobre a mudança de escola da Bia, uma amiga sugeriu que falasse um pouco mais sobre a adaptação das crianças maiores, no ensino fundamental. Eu achei uma ótima abordagem,já que eles também precisam de um tempo para adaptação!!

Nesta idade já não tem mais mamãe na escola, a gente deixa a criança lá e vai embora!
A angústia e as preocupações continuam a mesma, mas o que podemos fazer para que tudo dê certo nos primeiros dias?

Primeiro, faça um contato com a nova professora antes das aulas começarem. No caso da Bia, tivemos uma reunião de apresentação e pude conversar um pouco com  ela e tirar as minhas dúvidas! Minha maior preocupação era: "Bia vai chegar num grupo que já está formado há algum tempo, será que os amigos irão acolhê-la?". A gente sabe como são as crianças nesta idade , nem sempre aceitam uma nova amiga! Então pedi ajuda à professora para que atuasse nesses momentos (claro que ela já sabia o que fazer, mas não custa reforçar!).

Tente conhecer outras mães. Aproveitei a reunião para conversar com outras mães e trocar informações.

Converse com a criança, fala sobre a importância das novas amizades(às vezes ela pode ficar triste por deixar as outras amigas, da escola antiga!!), explique que as verdadeiras amizades irão permanecer independente de mudar de escola!

Deixe-a ajudar na escolha do material escolar. Aqui Bia foi junto comigo, comparou os preços e escolheu o que estava dentro de um limite real de valor. Queria um caderno que custava R$26,90 só porque era de uma marca mais famosinha. Acabei convencendo-a a levar vários baratinhos e lindos(R$3,99) e só um mais caro(R$ 17,99). Ficou satisfeita da mesma forma!

Vá junto no primeiro dia de aula, veja como funciona a entrada, converse com funcionários e porteiros. Bia vai de transporte escolar (pela primeira vez ela vai sozinha) e eu aproveitei a carona e fui junto acompanhar o primeiro dia! Ficamos esperando a professora chegar e assim que ela chegou dei um beijo e fui embora. Claro que não teve foto porque a criança já está crescida e se recusou fazer uma pose pra mim (que mico né?)! Nesta idade eles já não querem a mãe tão por perto assim...fiz o meu papel e saí, com o coração na mão, admito! Mas não preciso ficar, precisamos mostrar e demonstrar o quanto eles são capazes de se virar, que eles já não precisam da mãe por ali!! É gente, é dolorido mas é super importante para o "crescimento" e "autonomia"!
 Queria ter ficado lá, queria ter subido junto para a sala de aula, queria ter levado a mochila nas escada, mas não dá, não pode, não precisa mais!! Os filhos crescem e eu sempre preciso lembrar disso!rsrs 
No final do dia, voltei para pegá-la e ela estava muito feliz e animada, cheia de novidades! Contou que tinha outra amiga nova na turma(achei ótimo) e já fizeram amizade, trocaram telefone e informações! Como eu disse no último post, a alegria da minha filha é o que mais importa neste momento!
A foto é um repost do IG da @perolasdabia, a única que tivemos deste dia!rsrs

Comentários

  1. Muito importante o envolvimento dos pais na vida escolar das crianças, não é fácil a fase de adaptação! Muito legal o post e dicas.

    ResponderExcluir
  2. Melissa, o Gui mudou de escola esse ano, só que ele ainda é novinho, está com 5 anos foi para o Jd II, mais me senti na mesma situação que você, se ele ia fazer amigos novos logo, a falta dos outros amiguinhos da escola antiga como ele enfrentaria, como ele ia se sentir em um ambiente totalmente diferente do que ele estava acostumado à 2 anos e meio, mais o "lado bom" do meu caso que ainda eu acompanho ele até a sala de aula e busco lá.

    Que bom que a Bia logo fez amizade e foi tudo bem na adaptação dela

    Ana todas nós que já passamos sabemos exatamente o que vc está sentindo, eu optei por não fazer o curso de gestante (e para mim acho que não fez falta), como dizem toda ajuda é válida, mais só aprendemos ali na prática mesmo.
    Eu não ficava tão ansiosa para os ultras pois meu médico em toda consulta fazia, então eu fica ansiosa para as consultas mensais rs, o eco cardíaco fez no dia que o meu filho nasceu, na verdade ele nasceu no dia que marquei o exame rs.

    Adoro o vídeo, já tinha visto antes e é isso mesmo, somos mais fortes do que imaginamos, nós erramos, precisamos de colo, ajuda, eles não são tão frágeis.

    E que bom que está tudo bem com a Beatriz ....

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Super importante ela ficar bem a vontade na nova escola e os pais contribuem muito pra isso! bjo

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que tudo deu certo por aí e a Bia já chegou toda feliz. Achei sua atitude ótima de ir conversar com a professora, na época da Ingrid a reunião era no segundo dia de aula, não antes como eu sempre achei que deveria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. É muito importante ensinar os flhos des de pequenos..
    Vai se adaptar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá.

    Adorei as dicas.
    Eu também faço o mesmo, sempre pergunto e questiono tudo. É bom estar sempre de olho.

    Bjs,
    Pri
    Mãe Sem Frescura
    www.maesemfrescura.net

    ResponderExcluir
  7. Que bom que tudo está dando certo, ir conversando com a filha é muito importante até ela se adaptar. E a presença dos pais é fundamental.
    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  8. Dicas muito importantes. As crianças precisam estar seguras de que tudo ficará bem. E essa segurança vem dos pais!!!
    BJKS

    ResponderExcluir
  9. Conversa com os filhos
    é muito importante parece que não faz efeito
    mais nos enganamos
    ajuda muito eles e nos também
    e também conversar com a professora
    é essencial
    amei suas dicas

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  10. Que ótimo que foi tudo bem na nova escola com a Bia!!! Por aqui isso vai demorar ainda...

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Nossa que diferença no preço do caderno né? Esses dias li dicas super bacanas, acho que foi no Prosa Amiga, sobre o consumismo e o material escolar. Vale a pena conversar e economizar!

    ResponderExcluir
  12. É fundamental e muito importante os pais estarem presente nesse momento.. Aqui ainda vai demorar um pouquinho a passarmos por isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Toda mudança, toda adaptação, tudo que é novo, seja para as crianças ou adultos, causa um pouco de medo, curiosidade, tensão... Até para a gente, quando vai mudar de emprego, ou quando éramos crianças... Enfim, toda mudança gera uma ansiedade normal, que aos poucos vai de moldando e lapidando com o tempo e os acontecimentos... Fico feliz que a Bia já arrumou uma amiga, uma companheira... Isso é muito importante, principalmente nesse começo... Agora que já começou e deu tudo certo, é só continuar...rs
    O meu Vitinho ainda chora um pouco... Pensei que ele fosse se adaptar tranquilo, por estar mais velho, sqn...rs... mas com jeitinho, paciência e muita conversa, ele vai tranquilo, apesar de chorar um pouco...rs
    Mas é como falei, tudo que é novo, causa um certo medo e estranhamento, que aos poucos vai se ajeitando...
    Bjs
    Juhttp://www.maesemfronteiras.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Esse ano meu pequeno mudou de escola, ele ainda está se adaptando a nova professora e amiguinhos, mas ainda fala muito sobre a escola antiga.

    beijos

    ResponderExcluir
  15. A adaptação normalmente não é fácil mas o Rafael sempre se adapta bem eu é que demoro um pouquinho
    Bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  16. Que situação neah amiga!!
    Anda bem que você entende um pouco dessas situações
    E a Bia é bem sabida
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amiga... ah... que aflição e ainda assim Bia crescida, sem poder ficar, levar mais perto, ver onde vai ficar, com quem vai falar... ai ai
    Mais faz parte né? E como crescem rápido!!!
    Sobre a foto... poxa... kkk mais tudo é mico!
    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio "Leia para uma criança!"

Nas ondas da maternidade

Mamãe indica #2 Pastilhas Valda