Como foi a escola hoje?



Lembro-me bem quando a Bia era pequena, que ela me contava tudinho, com os mínimos detalhes, tudo o que tinha acontecido na escola...talvez, por eu trabalhar no mesmo lugar onde ela estudava, conseguia fazer as perguntas de forma mais interessante e aí sim, ela tinha vontade de responder!!

O tempo passou e ela foi para outro colégio e aí acabou essa "falação" toda...eu perguntava e ela, muitas vezes por preguiça, respondia: "Sei lá!", "Esqueci', "Nada de interessante!!" "Ai mãe, deixa pra lá!!"... E claro que nós, mães, morremos de curiosidade, néah!!

Foi então que li num site a tradução de um texto de uma mãe natural de Omaha, EUA, com  25 perguntas que facilita esse diálogo sobre o dia a dia dos filhos de uma forma bem divertida!

Vamos lá:

1.  O que foi a melhor coisa que aconteceu na escola hoje?  (Qual foi a pior coisa que aconteceu na escola hoje?)
2.  Diga-me algo que te fez rir hoje.
3.  Se você pudesse escolher quem você gostaria de sentar-se perto em sua classe?  (Quem não gostaria ?  Por quê?)
4.  Onde é o lugar mais legal da escola?
5.  Diga-me uma palavra estranha que você ouviu hoje.  (Ou qualquer coisa estranha que alguém disse).
6.  Se sua professora me ligar o que ela me diria sobre você?
7.  Como você ajudou alguém hoje?
8.  Como alguém pode ajudá-lo hoje?
9.  Me diga uma coisa que você aprendeu hoje.
10.  Qual foi o momento que você foi mais feliz hoje?
11.  Quando estava entediada hoje?
12.  Se uma nave alienígena viesse à sua classe e transportasse alguém quem você gostaria que eles levassem?
13.  Com quem você gostaria de brincar no recreio que você nunca brincou antes?
14.  Me diga uma coisa boa que aconteceu hoje.
15.  Que palavra  sua professora falou mais hoje?
16.  O que você acha que você deve fazer/aprender mais da escola?
17.  O que você acha que você deve fazer/aprender menos na escola?
18.  Quem em sua classe você acha que você poderia ser mais agradável ?
19.  Onde você brinca mais no recreio?
20.  Quem é a pessoa mais engraçada na sua classe?  Por que está tão engraçado?
21.  Qual foi sua parte favorita de almoço?
22.  Se você fosse o professor da turma, o que você faria?
23.  Há alguém em sua classe que precisa de um tempo fora?
24.  Se pudesse trocar de lugar com alguém na classe, com quem você trocaria?  Por que?
25.  Diga-me três vezes diferentes você usou seu lápis hoje na escola.


Eu achei bem interessante, é uma forma de descobrirmos algo que está acontecendo, problemas que não sabíamos antes, de uma maneira divertida!!!

Eu gostei da pergunta 22  que faz a criança mostrar um pouco seus desejos para a escola! E você, gostou de qual?






Comentários

  1. Adorei essa lista!!! Acho que vou usar com a minha adolescente hahahahaha

    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Ótima lista. Apesar da Ingrid ser uma menina tímida quando pequena (ela já mudou muito com as aulas de teatro da escola) ela me contava tudo o que acontecia já que era e sempre foi muito observadora. E isso é tão importante, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante mesmo
    Essas meninas ad vezes não gosta de conversas
    Aprendi aqui também
    Bjus
    Segredosdaluma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa gostei dessa dica, assim a criança fica bem mais interessada em falar sore como foi na escola.
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  5. Ouvia muito isso também
    ah esqueci, rs comecei a fazer
    outras pergunta e começou a funcionar
    ótimas dicas

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  6. Adorei as perguntas. Já guardei para quando o Miguel estiver na idade de me responder. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ótima lista!! É muito bom sabermos um pouco do que acontece com nossos filhos.

    Beijos.bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  8. Não vejo a hora de fazer essas perguntinhas basica pra Larinha!

    ResponderExcluir
  9. Olha aí... assim fazemos a criança falar mais kkk
    Pq realmente perguntar todo dia a mesma coisa é chato né?!!
    Adorei, bjs

    ResponderExcluir
  10. Adorei as perguntas. Assim sabemos como foi o dia do pequeno, sem ser chata e repetitiva.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  11. OI Melissa, aqui essa falação também diminuiu com a idade. Acho que elas crescem e acham que não precisam contar tudo. Já tentei essa lista, mas não funcionou muito. O que funcionou melhor foi eu começar contando algo do meu dia, do meu trabalho. Comecei a usar a lista não em forma de pergunta, mas usando as perguntas para eu contar algo e aí elas se sentem estimuladas a contar algo delas também.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio "Leia para uma criança!"

Nas ondas da maternidade

Mamãe indica #2 Pastilhas Valda