Sobre o uso de ipads e outros eletrônicos...



Hoje estava lendo este post aqui e  lembrei de quando também não achava legal o "Papai Noel" trazer eletrônicos!

Bia já tem 9 anos, faz uso da tecnologia em diferentes meios, mas nunca permitimos que ela pedisse algum ao Papai Noel, sempre falei que o bom velhinho não "trabalhava " com eletrônicos e assim fomos levando!
 
Aos 5/6 anos ela queria um DS (leia mais em Enfim o tal DS) e eu falei que ela ganharia só quando soubesse ler...acho que é o mínimo a ser exigido para que a criança entre neste mundo viciante dos eletrônicos.
 
O ipad ou tablet esse eu nunca dei...não concordo que a criança deva ter o seu, pelo menos não nessa idade. Ela quando quer, usa o meu e assim vamos dividindo. Ela tem uma pasta com os jogos dela e eu acompanho de perto (apesar de não entender quase nada de Minecraft). Outro dia criamos um canal no youtube, ela faz os vídeos mas não posta nada sem me mostrar antes!

O celular ela ganhou porque tínhamos um sobrando em casa, presente de aniversário de 9 anos, seu uso é restrito ao watts app, instagram(sob supervisão) e ligações telefônicas quando estamos longe! E o telefone quase não sai de casa!
 
Claro que hoje em dia é impossível manter nossas criança alienadas, o mundo é tecnológico, não dá para fugir disso. Acredito que tudo que é usado na medida certa não atrapalha!! Não dá para ser radical e proibir o acesso, vai chegando uma idade que aquela criança que não conhece "tal jogo" se ente um ET em sala de aula e com as amigas. Não estou dizendo que a criança tem que ter, tem que jogar só porque o outro tem...não é isso, apenas uma forma de integração do grupo! Imagina que chato, todos as amigas contando, conversando sobre o "Minecraft" e sua filha só ouvindo! Temos que ser reais, e criança é criança!!

"Vale lembrar da recomendação da Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Canadense de Pediatria que crianças de 0 a 2 anos não devem ter nenhuma exposição à tecnologia, crianças de 3 a 5 anos devem ser limitadas à uma hora de exposição por dia e crianças e adolescentes de 6 a 18 anos devem ser restritas a duas horas por dia (AAP 2001/13, CPS 2010). Crianças e jovens usam de quatro a cinco vezes a quantidade de tecnologia recomendada, provocando consequências graves e, em muitos casos, colocando suas vidas em risco (Fundação Kaiser 2010, Active Healthy Kids Canada 2012)."
 
Tudo é questão de controle e limites, quem nos segue aqui sabe como Bia também brinca de tudo um pouco, assiste TV, ouve música (muita música...), joga Club Penguim e minecraft, mas sem exageros!! Tem ficado mais tempo nos jogos essa última semana, pois tem que ir ao trabalho comigo e para passar o tempo me esperando ela fica jogando!
Outro dia ela e uma amiga estavam brincando de casinha via facetime, cada uma com sua "filha", fazendo compras e conversando virtualmente!! Esse ano, o bom velhinho, já sabendo que a nossa princesa cresceu, liberou um eletrônico, mas junto com ele virão as regras!!Tudo que é combinado dá certo!!
 
E você, o que acha?
Qual o limite?
Deixe seu comentário aqui!!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários

  1. Equilíbrio é sempre bom, assim como dar limites. A minha, de 5 anos, também brinca com o tablet. Baixo joguinhos próprios para a [matur]idade dela e testo tudo antes dela usar para conferir se não tem nenhum pegadinha no meio do caminho. O tablet é da família e não a deixo usar todo dia. De jeito nenhum! e procuro sempre que possível acompanha-la quando estiver brincando com o tablet, assim como deixa-lo desconectado da internet para evitar problemas.

    ResponderExcluir
  2. É... são outros tempos, né!
    Proibir não resolve nada mesmo, afinal o mundo está todo digitalizado. É complicado pra nós, que crescemos brincando com outras crianças, dividindo brinquedo, essas coisas.
    E parece que eles já nascem sabendo acessar tudo... kkkkkkkkk!
    Como vc disse, o equilíbrio e limite são os melhores aliados.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  3. Olha eu nem sei o que dizer. A Lara tem iPad desde que nasceu. Ela adora mas temos que controlar o uso, caso contrario não desliga. Acho que criança tem mesmo é que brincar de subir na arvore, de bicicleta!

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Como tudo na vida necessita limites e regras.
    E pelo que você nos passa aqui a Bia é tranquila para segui-las.
    Então parece que não haverá problemas.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  5. O Rafa é apaixonado por eletrônicos, as vezes penso em dar um tablet para ele.Mas por enquanto vamos emprestando já que ele usa só para brincar com o gato Tom
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que criança pode usar com moderação bjo

    ResponderExcluir
  7. A minha pequena tem 3 anos e ja é apaixonada , tudo tem limite .
    Nos devemos usar com moderação.

    Beijos
    GEri Ferreira
    www.encantodemeninablog.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio "Leia para uma criança!"

Nas ondas da maternidade

Mamãe indica #2 Pastilhas Valda