É de menina ou menino?








Bia adora Legos e certo dia fomos comprar alguns kits com a mesada que ela havia guardado e quando chegamos na loja Bia foi logo perguntando à vendedora: "Tem Lego?"

E a vendedora,bem desanimada, disse que tinha sim, mas era de menino!!

Bia na mesma hora respondeu: " Não tem essa de menina ou menino,lego é lego!!" e foi correndo separar os kits que ela precisava!

É muito comum ouvirmos essas indagações, alguns pais, preocupados com a
questão do gênero, desde pequeninos já ensinam que rosa é para meninas e
azul para meninos. Ou então, meninos brincam com bolas e carrinhos e
meninas brincam de bonecas. Alguns não aceitam que seu filho pegue uma
boneca no colo e finja carinhosamente que está cuidando dela, acham um
absurdo!

Mas será que as opções por brinquedos diversos influenciam na sexualidade da criança?

Claro que não!

Em uma matéria do Estadão (leia na íntegra aqui) foi colocado como as escolas e nós educadores devemos nos posicionar para ajudar a derrubar essa "dicotomia entre o que é papel da mulher e o que é papel do homem". A criança pode experimentar diversos papéis pois ao  brincar, ela entra num mundo de faz de conta, o chamado "jogo simbólico", no qual ela vai imitar aquilo que vivencia, independente de ser de homem ou mulher.



Imagem retirada daqui

Na escola onde trabalho, temos uma Brinquedoteca onde oferecemos diversos tipos de brinquedos e fantasias, é um lugar de brincadeira livre, sem  intervenção do professor. A criança escolhe entre carrinhos, bonecas e fantasias. Ainda de acordo com o texto, "a livre forma de brincar visa a promover uma infância sem os estereótipos de gênero - masculino e
feminino -, um dos desafios para construir uma sociedade menos machista."

Imagem retirada daqui

E é exatamente isso que buscamos para nossa sociedade, um mundo mais tolerante, com respeito ao próximo e às diferenças,  isso também pode ser ensinado nas escolas!



Comentários

  1. Ameeeei otexto, simplesmente MUITO interessante.. Sempre pensei nessas coisas, por ter filho homem mas sinceramente não me importo de dar uma boneca pro Bryan brincar acho que isso não vai influenciar em nada na vida dele, brinquedo é brinquedo e se ele quer e acha legal eu vou dar e vou brincar junto! Já dei vários ursinhos pra ele e até uma bonequinha, ele não gostou muito mas se tivesse gostado e daí? Criança tem mais é que brincar e ser feliz com o que ela quiser! Eu quando criança brincava de bola e carrinho, de boneca de casinha e fazendinha, e nada nunca deu má influência em nada na minha vida. Amei o texto! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do tema, isso acontece muito e a Bia foi sábia na resposta para vendedora.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente Melissa!
    Tenho certeza que na fase infantil as crianças não tem essa noção de menino e menina etc .. eles querem é brincar ... bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  4. Aqui ensino Lucas a ser criança independente de como brincar e com que brincar.
    Bia deu lição de moral, gostei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa meu marido estava com isso, que o irmãozinho não podia brincar com a irmãnzinha de boneca e vice versa, eu não ligo pra isso não, eu vivia correndo atrás de bola o dia todo no meio dos moleques e nem por isso deixei de ser mulher, acho isso uma bobagem.
    Menina esperta a sua.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu não sei o que é Lego, mas eu acho que não existe isso de meninas e meninos estamos no século 21
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amiga muito boa a abordagem... precisamos ensinar a criança a brincar, não rótular brincadeiras e brinquedos, bjs

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto ... eu não gosto desse tipo de abordagem, dessa separação de gênero desnecessário. Brinquedo é de criança e não existe esse tipo de menino e menina!

    Parabéns Bia pela sua posição, não é apenas Lego que pode ser brincado por crianças, todos os brinquedos são para crianças!

    Beijos,
    Te espero no blog Mamãe de Salto

    ResponderExcluir
  9. A vendedora deve ter ficado de cara no chão, bem feito. Parabéns por ter ensinado ela sobre isso, bela resposta.
    Aqui não temos separação, tanto que o laptop que ele brinca é rosa e da Xuxa, nem liga quanto a isso. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio "Leia para uma criança!"

Nas ondas da maternidade

Mamãe indica #2 Pastilhas Valda