É meu!!


Quem tem criança na fase dos 2, 3 anos está acostumado a ouvir: "É meu!!" várias vezes por dia,não está?


Nesta idade ela ainda está na fase que chamamos de egocentrismo e não consegue entender ainda o que não lhe pertence! Pra ela tudo que está disponível no ambiente é dela!





Ela vê uma criança com algum brinquedo e vai pra cima para poder pegar como se aquilo fosse dela mesmo,isso é natural, ela não entende.


Claro que não podemos agir de forma bruta e tão pouco deixar que ela saia pegando todos os brinquedos da mão dos amigos,mas precisamos mostrar que essa atitude não é correta!


Eles também não sabem compartilhar e muitos conflitos irão aparecer!


A criança precisa aprender as regras do convívio social - principalmente
em uma época em que não é mais tão comum que as crianças brinquem na rua
e em que há muitos filhos únicos. Os pais também precisam compreender essa fase,
pois chamar o filho de egoísta não fará muito mais que afetar
negativamente sua autoestima.


Na fase de 0 a 3 anos é muito mais difícil que a criança compreenda a necessidade de compartilhar, mas é necessário que esses momentos aconteçam, pode levar alguns brinquedos para a pracinha e ao chegar lá ela empresta para os amigos. 


Aos 4 anos ela já tem mais condições cognitivas e emocionais para compartilhar, já entende o que é coletivo e o que é individual. A conversa tem que acontecer sempre!


Para demonstrar sua insatisfação e ter suas vontades atendidas, as
crianças podem fazer birra para chamar a atenção dos pais e demonstrar certa agressividade e até mesmo atitudes melancólicas, se
fazendo de vítima diante das situações de conflito. Não se sinta obrigada a realizar todos os desejos dela, dizendo que vai comprar outro igual. Seja firme, explique e 


O importante é que a criança saiba que existem outras vontades além das dela, conversar e envolvê-la na resolução do problema, uso muito os "combinados", explico que tal brinquedo está com o amigo e que depois que ele brincar ele irá emprestar!! Funciona muito bem.





Comentários

  1. alycia como não tinha muita convivência com os amiguinhos, eu não passei por essas fase, já a bella que ainda não fala ela toma os brinquedos da mãe da Alycia ssrr

    ResponderExcluir
  2. Devemos, ensina-las , essa fase, e bem difícil, tudo deles e meu. rsrssr
    bjos seguindo
    ótimo poster

    ResponderExcluir
  3. Meu bebê ainda não está nessa fase e penso que vai ser bastante complicado pois tenho um priminho de 2 anos e sempre que ele vem aqui ele quer pegar tudo, mas daí ele olha pra mãe dele e diz: "Pode?" Rs eu acho lindo porque ele não entende que as coisas são do Bryan, ele quer por tudo brincar com os brinquedinhos dele mas mesmo assim ele pergunta pra mãe se pode e é assim que quero ensinar meu filho também.. Mas claro qe as vezes ele não resiste e sai correndo com um carrinho na mao rrs.. http://gravidezaos15.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estamos nesta fase, mas já teve melhoras. Mas como falou cabe a nós ensinar e mostrar que precisa dividir, para a outra dividir também.
    Ele tem um primo de 1 ano, e era briga, agora está mais maleável, e empresta, mas tem horas que não quer de jeito nenhum. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  5. Essa fase do "é meu" vivemos aqui e graças à Deus já passou, mas depois vem outra e depois outra, e na verdade estamos vivemos num eterno aprendizado.
    Bjs, Fran
    www.minhaprincesasophia.com.br

    ResponderExcluir
  6. Lohany está com 2 anos e tem um monte de priminhas da mesma facha etária, há momentos em que ela dá uma crise de ciúmes dos brinquedos, mas a maior parte do tempo ela sempre divide tudo. Desde ela bebê que eu ensino ela a dividir as coisas e é conversando que a criança aprende!
    Adorei o post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. É sempre bom a convivência com amiguinhos
    Ai eles aprendem mais
    Amei as dicas
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Vixeee .. a Luma teve isso .. eita .. que dava uma raiva as vezes .. ainda bem que passou .. rsrs .. bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  9. Sempre ouço falar que esa fase é bem complicada mesmo, ainda bem que só uma fase
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. a minha tem 2 e é bem assim mesmo.
    bjus

    ResponderExcluir
  11. OLHA TEM UM SELINHO NO MEU BLOG PRA VOCÊ, VEM PEGAR. BJUS
    http://geriencantodemenina.blogspot.com.br/2014/05/primeiro-selinho-do-blog.html

    ResponderExcluir
  12. verdade amiga
    a minha falava muito
    mais persistir tb e conseguimos
    Nanda
    beijokas
    Linda Tarde
    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  13. Eita amiga, no início do post vc descreveu como está aqui em casa... tudo é do Joseph!!!
    Procuramos explicar e ensinar a compartilhar, mas ainda bem q é fase, né?
    Adorei as dicas, bjs

    ResponderExcluir
  14. Amei o post. Essa fase é difícil como muitas outras e precisamos de paciência e dedicação para ensinar.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho uma menina aqui em em casa que tudo é dela e briga viu se mexer nas suas coisas. acho que continua na fase de 2 e 3 anos kkkk
    Bju

    ResponderExcluir
  16. Concordo com tudo o que disse. Também utilizava na época a ideia do combinado e que emprestar é bem legal também
    Precisamos ter paciência nessa fase, não?
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio "Leia para uma criança!"

Nas ondas da maternidade

Mamãe indica #2 Pastilhas Valda