Cursos de escutatória

Estava lendo o livro "Lições do velho professor" de Rubem Alves e me deparei com essa reflexão: "Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir."


Achei perfeito já que é tão mais fácil falar do que ouvir. E isso acontece muito principalmente em um relacionamento entre pais e filhos. Quantas vezes nos pegamos dizendo: "Eu sou sua mãe e você tem que me ouvir!" ou "Fica quieto pois quem fala aqui é o adulto!"

Claro que tem um limte, mas devemos ouvir nossos filhos, não apenas sair brigando, reclamando, xingando sem saber o real motivo que fez a criança a fazer tal arte! Já contei aqui um episódio no qual briquei e me estressei com a Bia simplesmente porque não soube ouvi-la.

"Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil da nossa arrogância e vaidade!" Isso vale para qualquer relação. Quem em uma conversa no qual seu amigo está contando algo, quer contar também e quer ser ainda melhor que o outro. Se eu conto que a minha filha já está andando, tem sempre alguém que vai falar: "A minha andou bem mais cedo que a sua!". É uma disputa de egos sem tamanho!!

Às vezes só queremos dividir a nossa alegria e queremos que alguém ouça e se alegre com a gente!!Simples assim.
Eu preciso me policiar também, preciso aprender a ouvir mais e falar menos.   

Apenas uma reflexão que serviu para mim e de repente pode servir para você também!

Comentários

  1. Oi Melissa, adorei a reflexão. Realmente para que a conversa seja proveitosa precisamos aprender a ouvir. Eu estava lendo um capítulo exatamente sobri isso no livro "As cinco linguagens do amor para os adolecentes".
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente nós temos que aprender a ouvir mais e falar menos.
    Um abraço, Fran
    www.minhaprincesasophia.com.br

    ResponderExcluir
  3. Temos dois ouvidos e uma boca somente. Isso já diz tudo!!! Amei a reflexão..

    ResponderExcluir
  4. Gostei da reflexão
    Temos ser amigos deles
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vc.preciso ouvir mais meu filho as vezes viu..adorei sua reflexão..
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Melissa, ótimo o seu post, sua reflexões...
    Sempre precisamos nos policiar com certas atitudes e mãe tem mania de falar, falar, falar... Sendo que escutar também é fundamental e ajuda a criança aprender essa arte valiosa de escutar os outros...
    Para a gente ser ouvida, precisamos aprender a ouvir também.
    Beijão.
    Ju.

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro .. todo mundo diz que eu devia ter feito psicologia .. hehehe

    Roberta & Luma
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  8. adorei a reflexão muito boa,
    bjos.

    ResponderExcluir
  9. ótima reflexão, gostei mesmo!
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, eu tambem ja briguei sem saber o real motivo de ter feito tal coisa.
    bjus

    http://geriencantodemenina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Falou e disse
    As vezes cometo essa falha, mais quando percebo volto atrás e dou o crédito. É sempre bom ouvir, isso nos faz conhecer melhor nossos filhos.
    Bjs
    Sou mãe de cinco

    ResponderExcluir
  12. verdade eu mesmo falo muito essa frase e temos que ouvi
    também nossos filhos

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  13. Adorei a abordagem, realmente falamos mais q ouvimos e até qd o outro quer contar algo, contamos primeiro... vamos tds refletir, bjs

    ResponderExcluir
  14. Que post maravilhoso....temos que treinar, e muito, a nossa capacidade de escutar o outro!
    Beijo
    Letícia
    www.leticiapsicologa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Melissa
    Concordo com vc, bem mais fácil falar do que ouvir...
    Ótima reflexão.
    Adorei seu blog
    Vim agradecer a visita!
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  16. OI Melissa, voltei aqui para te falar que eu fiz um post com oito dicas para uma conversa de qualidade que eu li no livro "As cinco linguagens do amor do adolescentes". As dicas são basicamente para ouvir melhor. Acho que você vai achar interessante. O post está aqui, caso você queira ver.
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/2014/05/oito-dicas-para-ter-conversas-de.html

    Uma ótima semana pra vocês
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio "Leia para uma criança!"

Nas ondas da maternidade

Mamãe indica #2 Pastilhas Valda