Catapora: um alerta


Mamães, fiquem atentas para o aumento de casos de catapora no Brasil,principalmente nesta época. Fiquei assustada com o número de mortes causados por essa doença, que eu achava que fosse comum na infância e que não tivesse grandes consequências!

"A catapora é uma doença altamente contagiosa, por isso, é recomendado
afastar as crianças de escolas e creches ao confirmarem a doença. Os
sintomas são parecidos as de um resfriado: febre alta e mal estar, e não
há nenhum medicamento capaz de controlar a doença. “O ideal é lavar as
lesões com sabão normal durante o banho, secar, não fazer uso de nenhum
tipo de pomada nem curativo”, explicou, em nota, a infectologista do
Emílio Ribas, Yu Ching Lian para a Revista Crescer."

A maneira mais fácil de evitarmos a doença é através da vacinação, que a partir deste ano é gratuita na rede pública.

"A catapora (ou varicela) atinge principalmente crianças de 1 a 6 anos. A
transmissão acontece por contato e por via respiratória. Ambientes
pouco ventilados, creches e escolas são propícios para a disseminação do
vírus. Por conta disso, a melhor forma de prevenir o seu filho é por
meio da vacinação.

Febre alta (acima de 38°C) e manchas avermelhadas pelo corpo são os
primeiros sinais. Logo, formam-se pequenas bolhas que se rompem e viram
feridas. Durante cerca de três dias, as bolhas surgem por levas:
enquanto umas secam outras nascem no corpo da criança. As bolhas podem
aparecer também nas mucosas: na boca, na conjuntiva, na área genital.


Durante essa fase, há risco de transmissão."(Revista Crescer)


Eu tive catapora com uns 16 anos,foi horrível,fiquei com algumas marquinhas pois não parava de coçar. Imaginem para uma criança como deve incomodar!

Verifiquem com o pediatra e busquem informações sobre a vacina!





Comentários

  1. Catapora é coisa seria tem que toar muito cuidado.
    bjus
    Estou Crescendo

    ResponderExcluir
  2. amiga o melhor ainda é prevenir mesmo
    eu também tive mais bem novinha
    minha irmã teve grandona já
    é horrível

    lindo dia parabéns pela postagem

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez

    google.com/+NandaGonçalves

    ResponderExcluir
  3. Horrível a catapora
    Aqui meu sobrinho estava
    Muito chato...
    Bjkas
    Leteia Bispo – Segredos da Luma

    ResponderExcluir
  4. morro de medo.
    aqui alycia esta vacinada pq as vacinas misturaram né?]]nao sei direito..
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Ano passado meus dois filhos tiveram :(

    Beijocas, Cléo Moretti
    Dona Maricota Feliz

    ResponderExcluir
  6. Nossa, realmente devemos nos alertar, pois tem vacinas mas nem todos podem pagar!
    Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  7. Eu tive catapora muito cedo, hoje tenho uma pinta no rosto porque eu cocei muito.É horrivel.

    Beijos Cá

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, super informativo.
    Aqui em casa, a Dri ainda não teve catapora, graças a Deus.

    Bjos enormes

    http://amaedadrii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Em casa dois ja tiveram
    Ótimo post.
    Bjs
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu tive, e péssimo. Deus proteja nossas crianças.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Aqui em casa todos já tiveram até os pequenos.
    Dá uma dó...
    Bju

    ResponderExcluir
  12. Aqui já dei a vacina no Joseph, como ainda não dava no posto de saúde, paguei por ela mesmo assim... fico com medo dele ter e vir essas q estamos vendo por aí... bjs

    ResponderExcluir
  13. Aqui em casa minhas filhas ja tiveram catapora. a mais nova com um ano. bjos

    ResponderExcluir
  14. Por aqui ainda não teve, mas os filhos de uma amiga teve e evitei de levar ele tbm

    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Aqui tava um surto, agora amenizou.
    Minha filha já pegou mas meu filho não.
    Alerta e prevenção é o melhor caminho.

    Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio "Leia para uma criança!"

Nas ondas da maternidade

Mamãe indica #2 Pastilhas Valda