Mãe passarinho

O tempo vai passando e aquele bebezinho que antes não saía de perto da gente vai crescendo e ficando independente! Quem dera pudesse ficar com a filhota coladinha comigo pro resto da vida...Mas, sei que não é assim...que criamos os filhos para o mundo e etc e tal...

Só que essa passagem não é tão fácil assim...até pouco tempo, filhota dependia de mim pra tudo e agora começou a dar os primeiros passos para a independência, coisinhas pequenas...mas que já vão dando sinais que  ela não é minha e que não vou poder protegê-la de todas as coisas da vida!

Outro dia fomos levar a Bia para treinar a andar de bicicleta sem as rodinhas, levantamos uma delas para que ela precisasse se equilibrar, eu a cada pedalada dava um grito achando que ela fosse cair! Bia ficava brava comigo...Então, meu marido me disse que eu precisava ser mais "mãe passarinho" e eu pedi que ele explicasse e depois eu concordei com ele! Ele disse que a mãe passarinho empurra o filhote para voar porque ela sabe que ele vai conseguir! Que era pra deixar a Bia ter confiança, que se eu ficasse gritando e me desesperando a cada "quase" tombo ela iria ficar com medo...
E ele está certo, vou tentar fazer a minha parte, mostrar os caminhos que ela pode seguir e acreditar na educação que estamos dando à ela!
Claro que a criança precisa de um adulto por perto, alguém para frustrá-la, para dizer o NÃO, para mostrar que o mundo não gira ao redor dela! Não é fácil ser mãe...quantas vezes vejo-a enfrentando situações que me partem o coração...mas que são necessárias para o seu crescimento emocional...as decepções da vida...coisas pequenas que a gente tem medo do filho sofrer!

E ela adora novos desafios!
 Outro dia, fiz uma grande bobagem, quis poupá-la de um sofrimento e acabei mentindo pra ela: o peixinho dela morreu e eu não deixei que ela visse ele morto, dei logo um jeito de me livrar dele antes mesmo que ela acordasse! Quando ela deu falta do bichinho, inventei uma história bem a La Nemo (quando ele cai no vaso e volta para o mar)  e ela fingiu que acreditou e contou a história pra todo mundo!Desnecessário..ela poderia muito bem ter passado pela primeira perda dela e eu poderia ter tido a oportunidade de tocar num assunto tão delicado como a morte!
Fiz isso achando que a estava poupando...mas na verdade acabei perdendo uma ótima oportunidade de prepará-la para vida!
É gente, mãe também erra! Erra tentando acertar sempre!

Enquanto isso vou tentando ser  "mãe passarinho", acompanhando meu filhote, cuidando dele e depois ensiná-lo a voar sozinho!

Não dá para criar nossos filhos dentro de uma bolha!
Não é fácil não...mas é necessário!






Comentários

  1. Como é difícil ser mãe passarinho! Mas é necessário. Se eles não ganham confiança agora, terão problemas com a autoestima mais tarde. As mães estão aí para dizerem alguns nãos para aquilo que efetivamente eles ainda não estão prontos ou para aquilo que não é bom para eles e só. Criar os filhos para voarem, sabendo que isso pode levá-los para longe de nós é a tarafa mais árudia de nós mães.

    Abraços

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Apesar do meu bebê ainda estar na minha barriga, eu penso muito nisso. Talvez porque eu mesma sai de casa muito cedo e hoje entendo como meus pais devem ter sofrido com isso e como foram fortes de conseguir me apoiar, mesmo com dor. Eu não consigo imaginar minha vida mais sem meu bebê e penso muito em como será quando ele crescer e também for embora, como eu.
    Bjao

    ResponderExcluir
  3. Ainda estou na fase que eles dependem de mim, pois com 4 e 2 anos não podem fazer muita coisas sozinhos, a não ser comer, aprender a se vestir…

    Espero conseguir ser mãe-passarinho, sei que não será fácil, mas sei que conseguirei para o bom e saudável crescimento deles.

    Bjos

    Elaina #amigacomenta
    http://www.vidademae.net/

    ResponderExcluir
  4. Oi Melissa,
    sei o quanto é difícil ser "mãe passarinho", pois vivo tentando e sempre fracasso...

    Conheci seu blog através do "Mamães blogueiras" do face.
    Ja estou te seguindo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Melissa,
    é muito bom ver as nossas filhas crescendo , criando asas né?
    Também tento ser uma mãe passarinho. Adorei o post.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio "Leia para uma criança!"

Nas ondas da maternidade

Mamãe indica #2 Pastilhas Valda