O direito de ser criança

Estava lendo um texto de Roseli Sayão que me fez refletir um pouco e convidá-los a reflexão:


" O pai de um garoto de dois anos conta que o filho já sabe o nome de quase todas as cores e também contar até doze, tudo ensinado por ele e pela mãe. O próximo passo será ensiná-lo a escrever o nome.

A mãe de uma menina de quatro anos está aflita porque teve de matricular a filha em uma escola mais em conta neste ano, que não pede lição de casa nem ensina a ler e a escrever algumas palavras, como a anterior. Ela acredita que a filha irá regredir nos estudos.


Muitos pais de filhos com menos de seis anos andam afoitos para que estes se iniciem nas letras e nos números, aprendam conteúdos específicos na escola, tenham acesso a outra língua etc. Estudos mostram que essas crianças têm alta capacidade de aprender.Muitas escolas, atentas a esse anseio, passaram a ofertar estímulos para a alfabetização precoce. Os pais, em geral, ficam satisfeitos com esse procedimento e orgulhosos das conquistas dos filhos. Mas essa atitude é boa para as crianças?Nossa reflexão a esse respeito não pode se basear em estudos sobre vantagens e desvantagens da alfabetização antes dos seis anos.


Tal discussão está posta há tempos e não permite conclusão, já que especialistas se dividem em posições opostas e se fundamentam em pesquisas científicas. Talvez o melhor caminho seja pensar em alguns efeitos da introdução precoce da leitura e da escrita.O primeiro deles é que um bom número dessas crianças não aprende as letras e passa a apresentar o que se convencionou chamar de dificuldade de aprendizagem. Pasmem: muitos médicos têm recebido pais torturados cujos filhos com três, quatro ou cinco anos não acompanham os colegas em tal aprendizado.Esse fenômeno ocorre porque nem toda criança se interessa por aprender a ler e a escrever o nome dos colegas ou simplesmente não está pronta para enfrentar o processo de alfabetização.


Como a escola, em geral, não tem metodologia para lidar com grupos de alunos com diferenças de ritmos e de maturidade entre si, acaba por tratar a média como norma. Assim, crianças que não se situam nessa média costumam ser suspeitas de apresentar algum distúrbio de aprendizagem.O segundo efeito da alfabetização precoce é que ela contribui para o desaparecimento da infância. Que crianças pequenas já carreguem grande parte do peso do mundo adulto porque não conseguimos mais protegê-las dele é fato. Mas colocá-las intencionalmente nesse mundo é bem diferente.Até os seis anos, o mais importante é brincar livremente para desfrutar o que pode da primeira infância, que dura tão pouco. Claro que algumas se interessarão pelas letras espontaneamente.


Que isso seja tratado como brincadeira, então. Acelerar a aprendizagem na esperança de uma melhor formação para o futuro é ilusão e equívoco de nossa parte.Cabe aos pais e às escolas a defesa intransigente do direito que a criança tem de ter infância, já que tudo o mais conspira para o desaparecimento dessa fase. Nossas escolhas mostram se realizamos isso ou não. "



Nossas crianças estão perdendo seus momentos de criança...Quando o governo colocou a idade de 6 anos pra iniciar o ensino fundamental não quis dizer obrigatoriamente:ensinem o BA BE BI BO BU....Claro que os estímulos devem ser maiores nessa faixa etária mas não podemos deixar pra trás as brincadeiras...o lúdico....a parte que diverte....


Cada criança tem seu tempo,cada criança é UMA...é diferente da outra....ainda bem!!!

Uns amadurecem mais rápido...outras não....pra quÊ pular etapas???Pra quê forçar situações desnecessárias???Vai agradar a quem aprender a ler e a escrever com 4 anos???À criança???Pode ter certeza que não....isso vai deixar a mamãe e o papai felizes...mas pra criança não vai trazer felicidade nenhuma.....e nem sequer vai fazer muita diferença....ela vai correr e ler pra você,mas depois vai toda feliz correr e brincar no parque,se sujar na areia e fazer muita bagunça!!


Bia adora brincar no seu lap top de descobrir letrinhas,já sabe escrever quase todas,brinca de escolinha com suas bonecas,escreve no computador....mas ela pede,me vê o tempo todo lendo e escrevendo vai querer imitar...mas não forço nada e nem corrijo suas letras bagunçadas!! Essas daqui ela escreveu na sua penteadeira:

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